Supervisão

Como se compõe a formação de um psicanalista?

A formação de um psicanalista se sustenta sobre o chamado tripé da transmissão da Psicanálise; à análise pessoal, os estudos teóricos da Psicanálise e a supervisão clínica.

Vamos nos deter na SUPERVISÃO CLÍNICA. Desde o início da formação de um analista a importância da supervisão é enfatizada e indicada, mas do que se trata a supervisão?

Trata-se de um espaço no qual o psicanalista em formação, iniciante ou não, discute o seu caso clínico com um supervisor (analista escolhido) para que juntos possam trabalhar a prática clínica e os aspectos teóricos que envolvem cada caso. Nesse sentido, o trabalho da dupla tem um efeito formador no supervisionando, uma vez que antes, durante e depois de cada encontro ocorre um processo de ampliação da escuta, elaboração teórica e construção do saber do psicanalista.

 

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Nanci Shirazawa

Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae e psicóloga com pós graduação em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP, além de MBA RH pela FIA USP. Foi executiva em grandes empresas e, há mais de uma década, realizou sua própria transição de carreira. Atuou como psicoterapeuta no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo (Ipq-USP), na ONG Semear e no Projeto Compor na Clínica do Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente atende adolescentes e adultos em consultório particular, coordena grupos de estudos e supervisão clínica.

 

Nina Lira

Graduada pela USP e psicanalista pelo Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.  Foi coordenadora da Comissão Clínica e membro efetivo do mesmo Dpto. Foi psicoterapeuta no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas em São Paulo IPq-USP e pesquisadora pela UNIFESP em projeto sobre (Re)configurações das Políticas Nacionais de Saúde, encomendado pelo Ministério da Saúde. Foi uma das responsáveis pelo dispositivo clínico do Grupo de Acolhimento da Clínica Psicológica do Instituto Sedes. Lecionou curso de extensão sobre medicalização no mesmo Instituto. Entre outros trabalhos, traduziu o livro da psicanalista inglesa Meg Harris Williams, pela Karnac Books Ltda e foi coordenadora e revisora crítica da tradução “Revisitando Inveja e Gratidão”, série do Comitê de Publicações da International Psychoanaliytical Association (IPA). Atualmente atende jovens e adultos em consultório particular.

 

Telma N. O. Ximenes

Psicóloga com especialização em Teoria psicanalítica pela PUC SP e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae onde atuou nas Comissões de Coordenação Geral e Publicação do Departamento Formação em Psicanálise. No mesmo Instituto, desempenhou a função de Acompanhamento Clínico (AC) com a proposta de estudo dos Escritos Técnicos da Clínica freudiana, bem como de autores/psicanalistas contemporâneos. Participou do grupo CEPPAN - Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia. Foi professora universitária ministrando aulas de psicologia nos cursos de Administração, Gestão de RH e Biblioteconomia. Atualmente atentende adolescentes e adultos, além de oferecer Supervisão Clínica a psicólogos e psicanalistas em Consultório Particular.

Maria Patrícia Mendes Ribeiro

Mestre em Psicologia Clínica pela PUC - SP. Psicóloga, Psicanalista pelo Departamento Formação e Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e Especialista em Psicologia Clínica com título reconhecido pelo CFP. Atuou como psicoterapeuta grupal no Instituto de Psiquiatria do Hospital das clínicas em São Paulo Ipq-USP. Atualmente em consultório particular além de realizar atendimentos clínicos com adolescentes, adultos e casais também oferece supervisão clínica para psicólogos iniciantes a prática clínica em psicanálise. É membro do Departamento Formação em Psicanálise.